Dos 5k aos 42k, como saber qual é o tênis ideal para a sua corrida? 

Com certeza você já ouviu ou se fez essa pergunta em algum momento, especialmente se você é um aficionado pelo esporte. E a resposta para essa pergunta é mais simples do que possa imaginar. Existe sim, um modelo certo para cada tipo de atleta. Pensando nisso, nós do Grupo STC decidimos bater um papo com Rodrigo Roehniss, um dos maiores especialistas em calçados esportivos do país.

Como escolher o tênis para começar a correr?

“Vamos pensar em um atleta iniciante e que não saiba nada sobre tênis. O ideal é que ele opte sempre pelo neutro, preocupando-se mais com o conforto. Não necessariamente este tênis precisa ser o mais caro. Os atletas iniciantes devem optar por um tênis confortável de amortecimento, não precisando ser um calçado de performance ou competição. O ideal é sempre o atleta buscar uma orientação de um profissional para saber qual o melhor de tênis para se usar”

Faz diferença a distância da prova na escolha do tênis?

“Sim, existem modelos de tênis apropriado, como os específicos para performance. Existem calçados que atendem melhor para provas de 5k até 21k e outros que são melhores para Maratonas. Os tênis para distâncias mais curtas são os que possuem perfil de entressola mais baixo, conhecidos como racing flats, já os com entressola um pouco mais alta funcionam melhor para as provas de 21k e 42k. Lembrando que isso também é muito particular e varia de corredor para corredor, e, neste caso, estamos imaginando um cenário mais geral. É sempre bom deixar claro que têm atletas com conhecimento e podem correr uma maratona, por exemplo, com tênis de perfil de entressola baixo, desde que ele tenha uma estrutura corporal e experiência com esse tipo de tênis”

Qual é a vida útil de um tênis?

“A vida útil de um tênis é bem relativa e tem relação com a estrutura corporal do atleta, mecânica de corrida, assim como o tipo de terreno que é utilizado (asfalto, concreto, terra batida, etc). Não existe um padrão das marcas. Um tênis para treinos diários pode ter durabilidade entre 700 e 800km. O corredor deve acompanhar os pontos de maior desgaste do solado e analisar se o tênis está trazendo algum desconforto”

Posso comprar um tênis e correr uma prova no outro dia?

“Não é o ideal você tirar um tênis da caixa hoje e usar em uma competição, especialmente se a pessoa não tem experiência com aquele tipo de calçado. O recomendável é fazer pelo menos um amaciamento de 20km a 30km para sentir o tênis e aí colocar ele em uma prova. Agora, caso seja uma situação de emergência e o tênis for de rodagem dificilmente o atleta vai ter problemas no dia da corrida, mas não é o ideal” 

Como funciona o trabalho de um consultor de tênis?

“O trabalho de consultoria, no meu caso específico, começa com um questionário com algumas perguntas para conhecer o perfil do corredor, estrutura corporal, volume de treinos semanais, se treina mais em asfalto ou esteira, histórico de lesões e de tênis usados. Após a análise do questionário fazemos o teste de pisada do atleta, analisando a aterrizagem e decolagem da passada, e a partir daí ele testa alguns modelos que sugiro. Durante os testes com os tênis, faço algumas perguntas ao atleta, onde ele passa a percepção que está tendo sobre cada modelo testado, e dessa forma tentando chegar próximo do modelo ideal para o objetivo dele”

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida,  presta consultoria sobre o universo de produtos de running e triathlon e  também trabalha com atletas profissionais.

Fotos: Romulo Cruz

MELHORES PROVAS DE CORRIDA DO BRASIL
TROCA GRÁTIS DOS SEUS PRODUTOS OFICIAIS
COMPRE COM TOTAL SEGURANÇA
ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR NOTA 10
You have successfully subscribed!